Igreja Matriz São Miguel | Maringá PR

■ Localização | Maringá PR  
■ Diocese de Maringá – Paróquia São Miguel Arcanjo 
■ Pároco | Padre Onildo Gorla  
■ Autor | Arq Eduardo Faust  
■ Projetos | FAUST arquitetura e engenharia  
■ Equipe | Arq Egvar; Arq Gustavo; Arq Renato 

No primeiro milênio da Igreja não tínhamos bancos, os fiéis celebravam de pé em torno do altar. A distribuição desta assembleia em círculo com o altar em seu centro é um convite para que todos desfrutem do grande banquete pascal. Neste espaço o altar ao centro e assembleia em semicírculo  busca estas referencias. 

O ambão elevado um degrau acima retoma o ambão antigo que não se trata somente de uma mesa, mas de um espaço. Assim como a própria palavra Ambão vem do grego anabaino, que significa elevar-se, o processo de elevar-se para proclamar a palavra de Deus. 

A tríade litúrgica básica se completa com a sédia, que foi desenhada com os mesmos traços e materiais do altar e do ambão.

Madeira, quartzito, granito, mármore, bloco cerâmico. Os materiais brutos com sua beleza desnudada, são belos em sua natureza em sua verdade, assim como os nossa fé cristã, temos uma verdade que é bela por si só.

Nos documentos do concilio vaticano II é constante a indicação de que o presbitério deva ser cristocêntrico. Para isto criamos esta arcada ao fundo, que liga as laterais da Igreja e cria um ponto focal ao centro – ao altar – a cruz.

Composta de arcos ogivais a arcada foi desenhada simbolizando nosso padroeiro São Miguel. Os cincos arcos formam quatro lanças. No livro do apocalipseo arcanjo Mikael (São Miguel) derrota satã com seu exército. Na arte sacra o principal símbolo de São Miguel são as asas e a espada (ou a lança) muitas vezes também compõe a balança e satã sendo subjugado.

Arcanjo Miguel utilizou sua lança para derrotar o mal, a arcada foi desenhada com 4 lanças – que simbolizam os 4 evangelistas e os 4 evangelhos forjam a arma do cristão para superar os piores momentos.

Autor: Faust Arquitetura

Graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Pós-graduado em Espaço celebrativo-litúrgico e arte-sacra na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Minas Gerais FAJE. Em 2005 fundou o escritório FAUST ARQUITETURA Assina a autoria de mais de 200 construções ligadas a Igreja em mais de 90 cidades em 14 estados no Brasil e no México. Ministra palestras e Cursos em Arquitetura Sacra.